PARA√ćBA Pol√≠tica

Sem diplomas, investigados na Calvário devem parar em celas lotadas

Por portalnoticiaja

12/02/2021 às 10:57:49 - Atualizado h√°

Se confirmarem que Edvaldo Rosas, ex-presidente do PSB e ex-secret√°rio de Estado, e o empres√°rio Pietro Harley n√£o t√™m diploma universit√°rio, eles podem ir para uma cela lotada nos presídios Silvio Porto, PB1 ou Róger. Nos dois primeiros, h√° espa√ßos para presos provisórios, apesar de serem presídios para condenados. J√° o Roger é todo para detentos, em tese, de passagem.

Rosas e Pietro foram presos e denunciados na última fase da Opera√ß√£o Calv√°rio, acusados de integrar "esquem√£o" para pagamento e recebimento de propina de contratos na compra de livros e materiais escolares.

Detalhes sobre os presídios

O presídio Silvio Porto, em JP, foi construído para pouco mais de 700 presos e tem pelo menos 1600. O PB1 é o que tem um "grau menor" de superlota√ß√£o.

Para se ter a ideia do "inferno" que eles podem viver: uma cela no PB1 com 12 camas de alvenaria, com colch√£o, tem pelos menos 15 presos dentro. Pode chegar a 18.

Por enquanto, os dois est√£o em celas "especiais" na Penitenci√°ria Média de Mangabeira (Hitler Cantalice), onde s√£o levados presos com diploma de nível superior. L√°, a cela é simples e o espa√ßo é coletivo também.

Caso n√£o consigam "encontrar" os diplomas, a defesa deve alegar falta de seguran√ßa e perigo à integridade física dos dois para mant√™-los na Média.

Defesa ainda n√£o foi intimada

Segundo Gustavo Botto, advogado dos dois, o MP pediu a apresenta√ß√£o dos diplomas ontem (11), mas ele ainda n√£o recebeu a intima√ß√£o. O advogado disse que ainda n√£o sabe se eles t√™m diplomas de nível superior, mas acredita que eles n√£o possuem.

Registro importante: no site do TSE, quando se candidatou a suplente de senador, Rosas declarou que era servidor público e o grau de instru√ß√£o era Ensino Médio Completo.

Fonte: LAERTE CERQUEIRA e ANG√ČLICA NUNES
Comunicar erro

© 2021 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade •   Quem somos    •   Contato   •