SERTÃO Cotidiano

Mourão diz que Bolsonaro 'vai tomar pau' recriando ou não auxílio emergencial

Por portalnoticiaja

12/02/2021 às 16:18:18 - Atualizado h√°

Em uma linha semelhante à adotada no dia anterior pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente Hamilton Mour√£o (PRTB) criticou nesta sexta-feira (12) a rea√ß√£o do mercado financeiro à previs√£o de recria√ß√£o do auxílio emergencial.

"Minha gente, a gente n√£o pode ser escravo do mercado", disse Mour√£o ao chegar à Vice-Presid√™ncia.

"O presidente é obrigado a decidir para alguma forma de auxiliar essa gente. Vamos lembrar, né, se ele disser que n√£o vai auxiliar, ele vai tomar pau. Se ele diz que vai auxiliar, ele vai tomar pau também. Ent√£o, é uma situa√ß√£o difícil e julgo que ele vai buscar a melhor solu√ß√£o", afirmou o vice-presidente.

Na quinta-feira (11), em sua live semanal, Bolsonaro disse que o mercado "fica irritadinho" com "qualquer negocinho". Bolsonaro ainda questionou se "sabem o que é passar fome" ao defender a volta do benefício.

"O pessoal do mercado, qualquer coisa que se fala aqui, voc√™s ficam aí irritadinhos na ponta da linha, né. Sobe dólar, cai a Bolsa. Pessoal, se o Brasil aí n√£o tiver um rumo, todo o mundo vai perder. Voc√™s também, pô", disse Bolsonaro.

"Ent√£o vamos deixar de ser irritadinho que n√£o vai levar a lugar nenhum. A gente est√° buscando solu√ß√Ķes. Uma das maneiras de nós diminuirmos aqui o pre√ßo do combustível é se o dólar cair aqui dentro, mas qualquer negocinho, qualquer boato na imprensa, t√° aí esse mercado nosso, irritadinho, né. Aí sobe o dólar. Todo mundo perde com isso, pessoal", prosseguiu o presidente.

Bolsonaro disse na transmiss√£o de quinta que o mercado n√£o pode ficar se comportando da forma atual para sinalizar ao governo que n√£o concorda com a prorroga√ß√£o do auxílio.

"Pessoal, voc√™s sabem o que é passar fome?", indagou Bolsonaro.

Nesta sexta, Mour√£o disse que o Brasil ainda levar√° de tr√™s a quatro meses para ter uma produ√ß√£o de vacina capaz de dar início a um processo de vacina√ß√£o consistente.

"Est√£o buscando uma solu√ß√£o. Em linhas gerais, ou voc√™ faz um crédito extraordin√°rio, aí seria o tal do Or√ßamento de Guerra, ou corta dentro do nosso Or√ßamento para atender as necessidades. N√£o tem outra linha de a√ß√£o fora."

?Mour√£o também foi questionado sobre a ideia de Bolsonaro de, nesta sexta, encaminhar ao Congresso um projeto que estabelece que o ICMS sobre combustíveis, imposto estadual, ser√° cobrado nas refinarias ou ter√° um valor fixo nos estados. Em sua live, o presidente disse que aguardava apenas um parecer do Ministério da Economia.

"Vai ter que ser decidido dentro do Congresso. É lei, vai ser decidido l√° dentro, mexe com o interesse dos estados. O presidente est√° buscando uma solu√ß√£o para o pre√ßo dos combustíveis, que todo mundo que enche o tanque do carro sabe que est√° um pouquinho salgado", afirmou.

Comunicar erro

© 2021 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade •   Quem somos    •   Contato   •