PARA√ćBA Pandemia

Com o aumento de casos de Covid-19 em Cajazeiras, Dom Francisco de Sales determina suspensão temporária das celebrações presenciais

Por portalnoticiaja

20/02/2021 às 18:08:08 - Atualizado h√°

O Bispo Diocesano de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales, emitiu no fim dessa sexta-feira, 19, uma Carta aos fiéis católicos cajazeirenses comunicando a decis√£o de suspender temporariamente as celebra√ß√Ķes presenciais nas Paróquias da cidade.

A delibera√ß√£o est√° em conformidade com o Decreto N¬ļ 013/2021, do Poder Executivo Municipal, e se deu após reuni√£o com os padres das Paróquias Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora de F√°tima, Sagrada Família, S√£o Jo√£o Bosco e S√£o José Oper√°rio.

Dom Francisco de Sales inicia a carta destacando as a√ß√Ķes da Diocese no combate à pandemia: "Nossas Paróquias, na cidade de Cajazeiras t√™m buscado seguir as diretrizes pastorais emanadas pela Diocese para o enfrentamento da covid-19, reduzindo a 30% a ocupa√ß√£o dos espa√ßos durante dos atos litúrgicos; a determina√ß√£o do uso obrigatório de m√°scara; a higieniza√ß√£o com √°lcool em gel a 70%; a cuidadosa limpeza e desinfec√ß√£o dos ambientes e a multiplica√ß√£o dos hor√°rios das celebra√ß√Ķes eucarísticas para facilitar a segura participa√ß√£o dos fiéis".

O Bispo reafirma ainda o compromisso da Igreja no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus: "[¬Ö] n√£o hesitamos em tomar decis√Ķes com o escopo de colaborarmos efetivamente para amenizar a crise em curso. A possibilidade de suspens√£o tempor√°ria de atividades presenciais j√° era prevista nas diretrizes por nós emanadas".

Segundo o documento, "as Igrejas continuar√£o abertas durante o dia para a ora√ß√£o pessoal dos fiéis, como também ser√° mantido o expediente nas secretarias paroquiais. As celebra√ß√Ķes ser√£o transmitidas através dos meios de comunica√ß√£o à disposi√ß√£o em cada Paróquia".

Em outro trecho, Dom Francisco de Sales diz que qualquer medida tomada neste tempo de emerg√™ncia surtir√° efeito somente "se todos os atores da vida social assumirem responsavelmente sua parte, pois poderíamos cair no risco de marginalizar alguns espa√ßos e institui√ß√Ķes, como se fossem ambientes "escolhidos pelo vírus" para sua propaga√ß√£o, deixando fora das medidas e exig√™ncias outros ambientes onde visivelmente os riscos s√£o maiores".

Ao final da carta, o Bispo reitera a solidariedade aos sofrem e experimentam a dor neste tempo difícil. "[¬Ö] recordamos que, neste drama, a vida tem a última palavra, e que este tempo, mesmo sombrio, est√° povoado por centelhas de esperan√ßa para as quais devemos mover o nosso olhar e o nosso cora√ß√£o. Que a Virgem M√£e da Piedade, "vida, do√ßura e esperan√ßa nossa", guie-nos, como estrela luminosa, em nossa travessia", finaliza.

Fonte: Portal Notícia Já - (Foto: divulgação)
Comunicar erro

© 2021 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade •   Quem somos    •   Contato   •