SOUSA Cotidiano

Prefeitura de São José da Lagoa Tapada realizará Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa; gestão doará primeira etapa das vacinas. Confira calendário

Por portalnoticiaja

05/05/2021 às 20:19:01 - Atualizado há

A Prefeitura de São José da Lagoa Tapada, através da Secretaria de Agricultura realizará, de 11 a 27 de maio, Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Esta é a primeira etapa que compreende todo o mês de Maio. Nesta fase da campanha, a Prefeitura fará doação da vacina para os produtores que tenham até 50 animais.

Conforme o prefeito do Município, Cláudio Antônio Marques (Coloral) - PSDB, o compromisso da gestão é o de proteger a sociedade que posteriormente irá consumir a carne desses animais. "Se o rebanho estiver protegido, todos serão beneficiados. Esse pleito também faz parte de nossa prioridade", afirmou.

O secretário de Agricultura, Geraldo Rabelo, ressalta a importância da vacina para o bom desenvolvimento do rebanho. "Os criadores que não vacinar ou não apresentarem a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas e impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA.


A febre aftosa

A febre aftosa é uma doença infecciosa causada por vírus. Ela atinge animais de cascos bipartidos, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. É uma doença altamente contagiosa que possui sete soros imunologicamente distintos, são eles: A, O, C, SAT1, SAT2, SAT3 e Asia 1, sendo que no Brasil encontramos apenas os tipos A, O e C.

O vírus é altamente contagioso e pode ser transmitido através da baba do animal, que contém grande quantidade de vírus. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade de vírus durante a fase inicial da doença. O vírus dessa doença é muito resistente, podendo resistir por meses na medula óssea do animal (mesmo depois de morto), no pasto, na farinha de ossos e no couro.

A doença também pode ser transmitida por contato indireto, através de alimentos, água, ar, pássaros e humanos que cuidam dos animais, e que podem levar os vírus em suas mãos, roupas ou calçados, e infectar animais sadios.

Comunicar erro

© 2021 - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade •   Quem somos    •   Contato   •