Mais de 90 pessoas morreram vítimas da Covid-19 na Paraíba em 2024
Secretaria de Saúde da PB distribui doses da vacina contra a dengue para Sousa, Cajazeiras e outras 22 cidades
A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária em que mais de 28 mil pessoas ainda estão com o esquema vacinal incompleto
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, nesta quarta-feira (8), a distribuição de mais de 24 mil doses da vacina contra a dengue para 24 municípios paraibanos que apresentaram maior incidência da doença entre 2023 e 2024. A vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária em que mais de 28 mil pessoas ainda estão com o esquema vacinal incompleto.
Os municípios contemplados são: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço, Sobrado, Cajazeiras, Sousa, Itabaiana, Alagoa Grande, Princesa Isabel, Aroeiras, Esperança, Guarabira, Campina Grande e Pombal.
Segundo Márcia Fernandes, chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, já foram distribuídas mais de 120 mil doses da vacina (D1 e D2) em todo o estado. Contudo, ainda há uma parcela significativa do público-alvo que precisa receber a dose de reforço, essencial para a eficácia da imunização.
“A vacina só garante a proteção máxima contra a dengue com o esquema completo de duas doses, aplicadas com um intervalo de três meses. Por isso, é fundamental que aqueles que já tomaram a primeira dose há mais de 90 dias compareçam às unidades de saúde para completar o esquema vacinal”, explicou Márcia.
Além da distribuição, a SES tem reforçado as estratégias de imunização com ações como Dias D de vacinação e busca ativa em parceria com os municípios. A medida visa garantir maior cobertura vacinal e reduzir os índices da doença em todo o estado.