Prefeito Thially Aristóteles, vice Alexandre e vereadores são...
Em entrevista de Rádio, vereadora presta contas de suas ações parlamentares e chama atenção para necessidade de prevenção ao câncer de mama
O Outubro Rosa remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades
No mês conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, em referência a necessidade de prevenção do câncer de mama, a vereadora Lana Dantas (REDE) chama a atenção para a necessidade de cada mulher cuidar de si mesma, fazendo o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia anualmente.
A declaração da parlamentar sousense foi através de entrevista a Rádio Educativa FM, após receber convite dos comunicadores Afonso Webe e Paulo Pereira.
No programa de rádio Lana Dantas prestou contas de seu trabalho na Câmara Municipal de Sousa. Ela aproveitou o momento para chamar atenção da população feminina.
“Somos nós mesmas que temos que nos cuidar e termos a consciência que, quanto antes detectar a doença, maior é a chance de combatê-la sem a remoção completa das mamas” comenta vereadora em entrevista de Rádio.
Outubro Rosa
O nome remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro remota à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando Outubro Rosa.