Nazarezinho-PB: Finalizadas gravações de documentário sobre processo de moagem da cana-de-açúcar e produção de rapadura em engenho construído em 1813

Trabalho de filmagem do Filme Moagem, em Nazarezinho-PB
Trabalho de filmagem do Filme Moagem, em Nazarezinho-PB
Crédito da Imagem: Divulgação

O filme acompanha todo o processo de moagem da cana-de-açúcar, desde o corte até a produção da rapadura

 

O documentário Moagem, dirigido por Ramon Batista, teve suas últimas cenas gravadas no Engenho de João Luiz Ferreira, situado no Sítio Cedro, em Nazarezinho, no sertão da Paraíba.

Em entrevista, o diretor revelou que, após 13 anos de dedicação, o longa-metragem está finalmente concluído e será apresentado em festivais de cinema por todo o Brasil.

O filme documenta o ciclo completo da moagem da cana-de-açúcar, desde o corte até a produção da rapadura. Ramon destacou que o Engenho de João Luiz Ferreira, construído em 1813, até 2011 operava com uma caldeira de trem para mover suas engrenagens. “Essa obra, que comecei a gravar em 2011, tem como objetivo preservar e valorizar uma tradição importante da cultura rural brasileira, que é a moagem de cana-de-açúcar e a produção de rapadura. Estou bastante feliz por ver mais um trabalho concluído”, disse Ramon.

O documentário também retrata a evolução tecnológica do Engenho de João Luiz Ferreira, apresentando imagens da época em que a caldeira de trem era utilizada até 2011, e como a partir daí o engenho adotou equipamentos mais modernos e funciona até hoje.

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.
'); });