Estão abertas inscrições para concurso do Insa, órgão ligado ao...
Juninho de Zilda fala sobre a importância do Dia da Consciência Negra com feriado nacional pela 1ª vez no Brasil
“É um marco importante para o nosso país. Precisamos refletir sobre o racismo que muitas vezes não é assumido pela sociedade, mas existe e precisa ser combatido", disse
Com feriado nacional pela primeira vez no Brasil, o vereador Luciano Ferreira Júnior (Juninho de Zilda), em contato com nossa reportagem, falou da importância da celebração do Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira dia 20 de novembro.
A data marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo. Em 2023 o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia da Consciência Negra em feriado nacional.
“É um marco importante para o nosso país. Precisamos refletir sobre o racismo que muitas vezes não é assumido pela sociedade, mas existe e precisa ser combatido. Somente com a conscientização vamos combater o racismo estrutural que é o conjunto de práticas, hábitos, situações e falas que promovem o preconceito, mesmo que sem a intenção. Esse racismo é uma realidade e se manifesta em diversas áreas”, avaliou Juninho.