Gestão Tyrone realiza mais uma etapa do Programa Café Solidário
O poeta e escritor de São José da Lagoa Tapada-PB escreve obra de literatura de cordel que celebra a riqueza da biodiversidade da Serra Santa Catarina
O parque está situado entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira
O poeta e escritor Bruno Nogueira, do município de São José da Lagoa Tapada, no sertão da Paraíba, escreveu uma obra de literatura de cordel intitulada A riqueza da biodiversidade do Parque Estadual da Serra Santa Catarina. O parque está situado entre as cidades de Aguiar, Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Carrapateira.
"A obra revela, de maneira poética, toda a riqueza do parque e suas características. O autor destaca locais históricos como a Cruz da Menina e a Casa da Farinheira Antiga, que carregam consigo o legado histórico e cultural da região. A poesia também descreve as belíssimas cachoeiras da Serra Santa Catarina, além de detalhar o Radiotelescópio BINGO, um centro de observação espacial único no mundo, localizado na Serra do Urubu Rei, próximo a uma das cachoeiras. Este radiotelescópio é um símbolo da importância científica da região", afirmou Bruno Nogueira.
Bruno disse que a Serra Santa Catarina é retratada na obra como um local de grande biodiversidade, com uma vasta variedade de plantas e animais que compõem o ecossistema local. Nogueira, com sua poesia, desperta no leitor a curiosidade e o desejo de conhecer essas belezas naturais, além de destacar a importância da preservação ambiental.
De acordo com Bruno Nogueira, a capa do livro foi ilustrada por Aoliabe Sá, filho de Bruno Nogueira, e aluno da Escola Celestino Gomes, em São José da Lagoa Tapada, na Paraíba. "A xilogravura criada por meu filho complementa a obra, refletindo a arte e a cultura local", disse.
Ele ainda revelou seu entusiasmo por poder descrever as belezas do sertão e revelar, por meio da poesia, as riquezas do Parque Estadual da Serra Santa Catarina. "É importante valorizar esse bioma único e a necessidade de preservá-lo para as futuras gerações", pontuou.