Previsão da Aesa é Sertão e Alto Sertão da PB tenham chuvas...
Estudante de escola pública do sertão da PB ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba
Outros três estudantes conquistaram medalhas de prata e cinco medalhas de bronze. As escolas ECIT Dom José Maria Pires e Lyceu Paraibano, ambas de João Pessoa, foram destaque na maratona pelo engajamento
O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou a medalha de ouro na Maratona Tech 2024, a maior competição de tecnologia para estudantes do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 27 de novembro na cidade de Curitiba (PR). Ao todo, foram 35 medalhas de ouro, e Esley foi o único paraibano. Outros três estudantes conquistaram medalhas de prata e cinco medalhas de bronze. As escolas ECIT Dom José Maria Pires e Lyceu Paraibano, ambas de João Pessoa, foram destaque na maratona pelo engajamento.
A competição deste ano envolveu mais de 1 milhão de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País. A Maratona Tech é uma iniciativa do Movimento Tech, que busca despertar interesse de jovens pela tecnologia, em parceria com a ONG Associação Cactus. Na primeira fase, os professores recebem uma formação exclusiva e um desafio para aplicar em sala de aula, relacionado às carreiras e usos práticos da tecnologia na comunidade dos estudantes. Os estudantes pesquisam em grupo sobre tecnologia e carreiras. Os alunos de destaque se classificam para a Fase 2, a fase final da competição.
Na segunda fase eles recebem, individualmente pelo Zeca, um chatbot do WhatsApp, oito ciclos de conteúdo de pensamento computacional e lógica. Ao final de cada ciclo, eles respondem um quiz de 6 a 8 questões. A partir do desempenho, os alunos são premiados, recebendo medalhas, bolsas de estudo em cursos de tecnologia, certificados e convite para o Conexão Futuro.
Esley, que é estudante da 3ª série do ensino médio, conta que é apaixonado por Matemática e que tem prazer em se dedicar aos estudos da disciplina, mas que teve que se adaptar a um ritmo diferente de estudos na sua preparação para os testes. “É um mundo completamente novo, diferente. Você estuda as coisas com mais detalhes, mais profundidade, desenvolve um pensamento muito crítico em relação ao que você está estudando. O que normalmente não é cobrado em outro tipo de avaliação, então esse foi um diferencial para mim”, explicou.
O estudante ainda conta que participar do evento de premiação em Curitiba foi muito gratificante, pois pôde conhecer outros medalhistas, conhecer toda a equipe da Maratona Tech, e ainda participar de uma palestra com o fundador da Associação Cactus, Jefferson Vianna. “Ser um medalhista de ouro nessa Olimpíada representa uma sensação muito forte de que os meus esforços valeram a pena”, ressaltou.
A professora Karine Souza, mentora dos estudantes no processo da Maratona Tech, explica que esse evento é um momento muito interessante pois desperta a curiosidade dos estudantes pela tecnologia, independentemente de seu conhecimento prévio. “Além disso, conecta os estudantes com oportunidades e possibilidades em tecnologia e todo o universo ao seu redor”, destacou a professora.
Confira os demais medalhistas paraibanos:
Medalhas de Prata: Clarisce Vitória Farias, Isabelly Kyara, Sara Queiroz Alves, todas da ECIT Dom José Maria Pires.
Medalhas de Bronze: José Ícaro C. de Lima Queirós, Maria Helena Mendes, ambos da ECIT Professor Raul Córdula; Maria Júlia Fernandes, da ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira; e Maria Klara Alves, da ECIT Dom José Maria Pires.