Paraíba registra 310 raios em 24 horas; estado está sob alerta de chuvas intensas

Crédito da Imagem: Max LaRochelle/Unsplash

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas - sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).

Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 310 raios. Os dados, fornecidos pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), também indicam que João Pessoa registrou 33 raios nesse mesmo período. 

Esse aumento nas descargas elétricas já vinha sendo observado desde o início do ano. Apenas em janeiro de 2025, foram contabilizados mais de 85 mil raios em todo o estado, representando um crescimento de 37% em relação a janeiro de 2024. 

Especialistas indicam que essa tendência pode continuar nos próximos dias, com a previsão de mais instabilidade atmosférica devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas. 

Os números registrados em 2025 seguem a escalada observada no ano anterior. Em 2024, a Paraíba atingiu o maior número de descargas atmosféricas dos últimos cinco anos, totalizando mais de 460 mil raios ao longo do ano, de acordo com dados do Grupo Storm, em parceria com a Energisa Paraíba. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas - sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).

🟠Perigo: O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

🟡Perigo potencial: Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.

Fonte: G1PB

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.