Vaticano reconhece Padre Ibiapina como venerável; religioso é símbolo de caridade no Nordeste

Crédito da Imagem:

Nos últimos anos de vida, Padre Ibiapina sofreu com uma paralisia progressiva e faleceu em 19 de fevereiro de 1883

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (31) o reconhecimento do Padre Ibiapina como venerável, um título concedido a pessoas que viveram de forma exemplar na fé e nas virtudes cristãs. O decreto foi assinado pelo Papa Francisco.

Padre Ibiapina foi sacerdote da Arquidiocese da Paraíba e ficou conhecido como o “peregrino da caridade” por seu trabalho durante a epidemia de cólera. Ele fundou diversas casas de acolhimento, promovendo assistência à saúde, educação e formação religiosa e profissionalizante na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

“Foi reconhecido como venerável por sua existência exemplar, por ter vivido uma fé intensa, alimentada pela oração constante e pela Eucaristia e evidenciada por sua constante confiança em Deus e em sua Providência em cada escolha de vida. A fama de santidade que o acompanhou durante sua vida continuou após sua morte, acompanhada de testemunhos de graças”, declarou o Vaticano.

Em nota, a Diocese de Guarabira comemorou a decisão e destacou a importância do reconhecimento de suas virtudes heroicas.

“Se alegra no dia com a notícia do reconhecimento das virtudes heroicas do Padre Ibiapina, o tornando venerável para a igreja”

José Antônio Maria Ibiapina nasceu em Sobral, no Ceará, em 5 de agosto de 1806. Inicialmente seguiu carreira no Direito, atuando como professor, magistrado e deputado no Parlamento Nacional. No entanto, insatisfeito com as limitações do sistema jurídico e político, dedicou-se à advocacia voltada aos mais pobres.

Em 1850, abandonou sua carreira jurídica para se tornar sacerdote, sendo ordenado em 1853. Como padre, organizou missões populares e liderou a construção de igrejas, capelas, hospitais e orfanatos no Nordeste brasileiro.

Nos últimos anos de vida, Padre Ibiapina sofreu com uma paralisia progressiva e faleceu em 19 de fevereiro de 1883.

PB Agora

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.