VÍDEO: em entrevista ao Notícia Já, presidente Nominando Diniz fala da importância do TCE-PB capacitar servidores através de cursos itinerantes

Nominando Diniz, presidente do TCE-PB
Nominando Diniz, presidente do TCE-PB
Crédito da Imagem: Portal Notícia Já

Diniz explicou que decidiu levar os eventos para o interior do estado em vez de concentrá-los na capital, para permitir uma maior participação de pessoas envolvidas na administração cotidiana dos municípios

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, em entrevista ao Notícia Já, abordou a realização do curso sobre Licitações e Contratos, conforme a Lei 14.133/21, direcionado a gestores municipais da região, incluindo prefeitos, vereadores, secretários municipais e agentes públicos dos municípios de Nazarezinho, São Francisco, Lastro, Marizópolis, Aparecida, Santa Cruz e Vieirópolis.

Diniz explicou que decidiu levar os eventos para o interior do estado em vez de concentrá-los na capital, para permitir uma maior participação de pessoas envolvidas na administração cotidiana dos municípios. "Eu decidi sair do gabinete para o interior, porque quando nós fazíamos os eventos na Capital, eram apenas as pessoas mais escolhidas que tinham condições de ir participar dos eventos. Então, eu trazendo o Tribunal, eu permito que pessoas mais simples, pessoas da administração cotidiana dos municípios possam participar e tirar proveito, para si e para a Prefeitura, para a instituição que representa”, afirmou.

Desde que assumiu o cargo, o presidente da Corte de Contas afirmou que tem viajado pelos municípios para orientar e capacitar gestores. Ele destacou que essa abordagem resultou na redução do número de contas irregulares, de 50% para 15%. "Muita gente pode pensar que aquele Tribunal que rejeita contas, que julga irregularidades das contas, resolve o problema, e não resolve. O que resolve é conhecimento, é capacitação, é você preparar as pessoas. O resultado é que, antes o número de contas irregulares, era de 50%, hoje, em 15%. Tudo isso porque nós alertamos. À medida que você alerta e o gestor corrige, é uma garantia que suas contas serão aprovadas. É um modelo que o TCE-PB dará continuidade, outros estados estão vindo à Paraíba conhecer esse modelo que nós introduzimos”, pontuou.

ASSISTA AO VÍDEO: 

QR Code

Comentários

Aviso Legal:Qualquer texto publicado na internet através doNotícia Já, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.