Prefeito Lucas Braga assegura agricultores de Marizópolis com a...
Academia Sousense de Letras realiza Sessão Solene de Posse de Novos Acadêmicos com Apresentações Artísticas
Em uma Sessão Solene, a instituição empossará oficialmente os novos acadêmicos, que já têm patronos definidos, reafirmando seu compromisso com a valorização da literatura e da cultura regional
No próximo sábado, dia 7 de dezembro de 2024, às 17h, o Centro Histórico Cultural Professora Dodora, localizado no centro da cidade de Sousa-PB, ao lado da Prefeitura Municipal, será palco de um evento especial da Academia Sousense de Letras (ASL). Em uma Sessão Solene, a instituição empossará oficialmente os novos acadêmicos, que já têm patronos definidos, reafirmando seu compromisso com a valorização da literatura e da cultura regional.
Além da cerimônia de posse, a noite será enriquecida com apresentações culturais que celebram a diversidade artística da região. Estão confirmados no evento o talentoso músico Espedito Lopes, a Orquestra Cigana de Violões e o Grupo de Danças Alma Cigana, prometendo uma experiência memorável para todos os presentes.
Academia Sousense de Letras: Um Patrimônio Cultural para o Sertão Paraibano
Fundada com a missão de preservar, valorizar e promover a produção literária de Sousa e região, a ASL tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre poetas, repentistas, romancistas, pesquisadores locais, contistas, cronistas, ensaístas e demais literatos da Paraíba e do Brasil.
A ASL é composta por 50 cadeiras permanentes, cada uma homenageando, em caráter póstumo, escritores e personalidades literárias de destaque no estado da Paraíba. Os novos acadêmicos ocuparão suas respectivas cadeiras depois de desenvolverem pesquisas sobre as trajetórias de seus patronos, consolidando-os como representantes do rico acervo literário e histórico da região.
*Leandro Gomes de Barros: Patrono Geral da ASL*
Reconhecido como criador e um dos maiores expoentes da literatura de cordel, Leandro Gomes de Barros nasceu na Fazenda Melancia, em Pombal, no Sertão da Paraíba (atualmente na zona rural de Paulista) e deixou um vasto legado literário, reverenciado por nomes como Carlos Drummond de Andrade e Ariano Suassuna. Sua escolha como patrono geral reflete o compromisso da Academia Sousense de Letras com a valorização das raízes culturais nordestinas, celebrando a tradição oral e a poesia popular.
*Novos Sócios e Seus Patronos*
A cerimônia de posse será o momento em que o futuro dos novos acadêmicos se entrelaçará com o passado e com a história dos patronos que representam na Academia Sousense de Letras. A partir desse encontro, a literatura se perpetua sob a sombra daqueles que precederam os que agora tomam assento. *Abaixo, os nomes dos novos acadêmicos e seus respectivos patronos:*
Presidente da Academia, o poeta e produtor francisquense Sérgio Silveira, assumirá a cadeira número 2, cujo patrono é João Romão Dantas.
A escritora Fátima Sá ocupará a cadeira número 5, com patronesse Julieta Pordeus.
A poetisa Porcina Furtado ficará com a cadeira número 7, dedicada a Inez Mariz.
Natã Yanez representará a cadeira número 9, cujo patrono é Celso Mariz.
Membro da Comissão de Ética, Valdeci Filho ocupará a cadeira número 10, em homenagem a Tiburtino Castelo Sá.
A cordelista Adriana Cysleide assumirá a cadeira número 11, com patrono Luiz Magno Bernardo Abrantes.
O escritor Valdeci Neto ocupará a cadeira número 14, dedicada a Romeu Mariz.
O tesoureiro da instituição Romero Sá, ficará com a cadeira número 22, cujo patrono é Paulo de Tarso Benevides Gadelha.
O poeta cigano Antônio Pedro assumirá a cadeira número 25, dedicada a Ednaldo Lins.
Membro da Comissão Editorial, Carlos Jardel ocupará a cadeira número 26, com patrono Pedro Bandeira.
O poeta e compositor César Guimarães ficará com a cadeira número 27, dedicada a João Paraibano.
O escritor e poeta George Patrick assumirá a cadeira número 28, com patrono José Laurentino.
Madalena Gonçalves ocupará a cadeira número 30, em homenagem a Juca Pontes.
A poetisa cigana Dalvânia Pereira ficará com a cadeira número 31, cuja patronesse é Maria das Dores Limeira Ferreira dos Santos.
*A Importância do Evento para Sousa e Região*
O evento reforça a importância da ASL como abrigo da memória e da produção literária atual de Sousa e cidades circunvizinhas. Conforme previsto em seu estatuto, a Academia abrange os municípios de Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Sousa e Vieirópolis, demonstrando sua relevância regional.
Como destaca o presidente Sérgio Silveira, com a realização da sessão solene de posse, a ASL celebra não apenas os novos membros, mas também o legado dos patronos e patronesses, além da histórica riqueza cultural do Sertão Paraibano.
A presença do público é um convite para mergulhar em um universo de literatura, música e dança sertaneja, que enriquece e valoriza a identidade cultural local.
Para mais informações, entre em contato pelo instagram da Academia Sousense de Letras ou visite o Centro Histórico Cultural Professora Dodora, ao lado da Igreja Bom Jesus, no dia do evento.
A entrada é gratuita e aberta ao público.